Manual do Aluno

Manual do aluno

Estas normas foram elaboradas a partir do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza – DELIBERAÇÃO CEETEPS Nº 003, de 18-7-2013, acrescentando-se outros procedimentos e regulamentos vigentes na Unidade Escolar. A inobservância das Normas Disciplinares fixadas sujeita o aluno à pena de repreensão, suspensão e transferência compulsória.

O Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza – DELIBERAÇÃO CEETEPS Nº 003, de 18-7-2013 encontra-se disponível nos diários de classe e na biblioteca da Unidade Escolar.


1 - CONTROLE DE FREQUÊNCIA
Artigo 74 - Para fins de promoção ou retenção, a frequência terá apuração  independente do rendimento.
Artigo 75 - Será exigida a frequência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho escolar, considerando o conjunto dos componentes curriculares.

2 - TRANCAMENTO
            O trancamento de matrícula será admitido, a critério da Direção da UE, ouvido o Conselho de Classe, uma vez por série/módulo, ficando o retorno do aluno condicionado:
            I - à existência de vaga;
            II - ao cumprimento de eventuais alterações ocorridas no currículo;

             III – ao processo de seleção especial, previsto a partir do 2º módulo ou série, realizado pela Etec, quando necessário.

3 - RENDIMENTO ESCOLAR
A verificação do rendimento escola compreenderá:
·         Avaliação do aproveitamento escolar;
·         Controle de Frequência.
As sínteses dos resultados da Avaliação do aproveitamento do aluno serão expressas em menções correspondentes a conceitos de acordo com a tabela abaixo:
Menção
Conceito
Definição Operacional
MB
Muito Bom
O aluno obteve excelente desempenho no desenvolvimento das competências do componente curricular no período.
B
Bom
O aluno obteve bom desempenho no desenvolvimento das competências do componente curricular no período.
R
Regular
O aluno obteve desempenho regular no desenvolvimento das competências do componente curricular no período.
I
Insatis-fatório
O aluno obteve desempenho insatisfatório no desenvolvimento das competências do componente curricular no período.

4 - APROVEITAMENTO DE ESTUDOS (AE) e AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS  - verificar Artigos 43 e 44 do Regimento Comum
5 - HORÁRIO de AULA
- Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Entrada: 7h / Almoço das 12h20 às 13h20 / Saída: 15he40min (máximo)
(Estes cursos possuem horários diferenciados)

Cursos Técnicos Noturnos
Entrada: 19h / Saída: 23h.

Observações:

 O aluno poderá entrar na sala até 5 minutos de atraso; após 5 minutos o aluno poderá entrar, porém ficará com falta na aula (ETIM) ou 1º metade do bloco.

Cursos Técnicos Noturnos
Entrada: 19h / Saída: 23h.

Fique atento!
•   Para entradas e saídas antecipadas, o aluno deverá se identificar na secretaria (ETIM ) e vigilantes (Técnicos noturnos) e procederá a assinatura de livro para registro.
•   O aluno menor só poderá sair antecipadamente na presença do responsável por ele ou alguém anteriormente indicado com anuência por escrito do responsável.
•   Após o intervalo, os alunos deverão retornar à sala de aula antes ou juntamente com o professor, nunca depois dele.
•   Os alunos que dependem de condução coletiva, ou os que comprovarem problemas de horário por causa de trabalho, terão autorização especial, que deverá ser requerida na Secretaria e constar no NSA, podendo desta forma sair mais cedo.

6 - ZELO PELO PATRIMÔNIO
            Respeite e preserve o patrimônio da escola. Em caso de dano, as responsabilidades serão apuradas e os responsáveis, conforme indicado, deverão reparar os prejuízos e responder pelo ocorrido.    Todo docente e/ou funcionário que presenciar ato de vandalismo procederá com o preenchimento de ficha de ocorrência que será encaminhada imediatamente ao seu superior.
                        Desligue ventiladores e apague as luzes das salas e laboratórios ao sair para o intervalo e no final das aulas.

7 -  HIGIENE

 Mantenha a higiene e limpeza em todas as dependências da escola. Nas salas de aula:           jogue embalagens e papéis no lixo; mantenha as carteiras limpas e no lugar; não bata o apagador nas paredes; não grude chicletes nas carteiras, nem no piso. Nos banheiros: jogue os papéis e os absorventes no lixo e não no vaso; dê descarga após o uso do vaso sanitário; não desperdice água, papel ou sabonete.



8 - TRANSPORTE ESCOLAR
A Etec não possui transporte escolar e não mantem convênio com empresas que prestam este serviço, porém existe a parceria com a Prefeitura Municipal que fornece transporte coletivo e passes escolares mediante documentação e identificação exigidas.

9 - UNIFORME
Sendo forma de socialização e segurança, a Unidade sugere e orienta o uso diário  da camiseta de uniforme para todos os cursos. Bermudas são autorizadas com o cumprimento na altura dos joelhos. Deve-se ainda, apresentar-se decentemente trajado. As camisetas de formatura deverão ser encaminhadas à Coordenação para aprovação.

10 – MUDANÇA DE SALA E TRANSFERÊNCIA DE PERÍODOS:
•   Critérios estabelecidos para mudança de alunos (troca ou permuta entre salas):
a)     Se houver disponibilidade de vaga como troca ou permuta;
b)    Necessidade de adequação de horários de transporte, para o caso de moradia em outra cidade;
c)     Casos de assédio moral, intelectual ou verbal, comprovados por testemunhas e analisado pelo Conselho de Escola.
•   Critérios de transferência entre períodos, com apresentação de documento legal que comprove os seguintes motivos:
a)     Motivo de trabalho;
b)    Motivo de saúde;
c)     Maior idade;
d)    Número de filhos.

11 – EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS
            A emissão de documentos referentes à vida escolar deverá ser solicitada na Secretaria Acadêmica, observando-se o prazo devido para cada documento.

  
12 – NORMAS IMPORTANTES:

• O uso do celular NÃO é permitido. Caso haja necessidade de receber ligação, fazê-lo através do telefone da Escola. Lei Estadual Nº 12730, de 11/07/2007;
• Não é permitido uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula. (mp3, mp4, rádio celular, etc.)
• Não é permitido comer ou beber nos laboratórios, mesmo durante o intervalo.
• Não é permitida a prática de jogos (baralho) ou similares dentro das salas de aula e  nas dependências da escola.
• Os alunos devem permanecer dentro das salas de aula nas trocas dos professores. Não será permitido aos alunos, sair durante as aulas para dar recados, à secretaria sem autorização do professor.
• Respeitar a autoridade do professor, colegas e servidores da escola. Desrespeito ao funcionário público no exercício de sua função é crime pelo código penal brasileiro (Professores e todos os demais funcionários da escola estão incluídos nesta categoria).
• Faltas sucessivas sem justificativas ou com justificativas banais serão comunicadas aos pais e se persistirem, ao conselho tutelar. No caso do aluno perder avaliação, comparecer à secretaria acadêmica para orientações.
• É terminantemente proibido fumar na escola, Lei Estadual Nº 11540, de 12/11/2003.

• Após o intervalo das aulas o aluno deverá estar na sala de aula, quando o professor entrar.
• A escola não se responsabiliza por objetos pessoais perdidos ou danificados dentro da escola.
• Nenhum docente está autorizado a permitir que o aluno saia da sala de aula antes do término da aula, a não ser em casos excepcionais e com a anuência do professor coordenador ou da Direção.

13 – BIBLIOTECA:
Ø  O uso deste espaço está vinculado à prática educativa, não sendo permitido ao aluno permanecer em seu interior durante o horário das aulas, exceto pela elaboração de trabalhos supervisionados pelo professor.
Ø  O empréstimo de livros segue as normas internas da biblioteca.
Ø  O uso da internet por meio dos computadores da biblioteca está restrito às práticas educativas.
Ø  Na permanência do discente neste recinto, o mesmo deve manter silêncio, organização e cuidado com o manuseio dos livros para não danificá-los.


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