Manual do aluno
Estas normas foram
elaboradas a partir do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro
Paula Souza – DELIBERAÇÃO CEETEPS Nº 003, de 18-7-2013, acrescentando-se outros
procedimentos e regulamentos vigentes na Unidade Escolar. A inobservância das
Normas Disciplinares fixadas sujeita o aluno à pena de repreensão, suspensão e
transferência compulsória.
O Regimento Comum
das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza – DELIBERAÇÃO CEETEPS Nº
003, de 18-7-2013 encontra-se disponível nos diários de classe e na biblioteca
da Unidade Escolar.
1 - CONTROLE DE FREQUÊNCIA
Artigo 74 - Para fins
de promoção ou retenção, a frequência terá apuração independente do
rendimento.
Artigo 75 - Será
exigida a frequência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho
escolar, considerando o conjunto dos componentes curriculares.
2 - TRANCAMENTO
O trancamento de matrícula será admitido, a critério da Direção da UE, ouvido o
Conselho de Classe, uma vez por série/módulo, ficando o retorno do aluno
condicionado:
I - à existência de vaga;
II - ao cumprimento de eventuais alterações ocorridas no currículo;
III – ao processo de seleção especial, previsto a partir do 2º módulo ou série, realizado pela Etec, quando necessário.
3 - RENDIMENTO ESCOLAR
A verificação do rendimento escola
compreenderá:
· Avaliação do
aproveitamento escolar;
· Controle de
Frequência.
As sínteses dos resultados da
Avaliação do aproveitamento do aluno serão expressas em menções correspondentes
a conceitos de acordo com a tabela abaixo:
Menção
|
Conceito
|
Definição Operacional
|
MB
|
Muito Bom
|
O aluno obteve excelente desempenho no desenvolvimento das
competências do componente curricular no período.
|
B
|
Bom
|
O aluno obteve bom desempenho no desenvolvimento das competências do
componente curricular no período.
|
R
|
Regular
|
O aluno obteve desempenho regular no desenvolvimento das competências
do componente curricular no período.
|
I
|
Insatis-fatório
|
O aluno obteve desempenho insatisfatório no desenvolvimento das
competências do componente curricular no período.
|
4 - APROVEITAMENTO
DE ESTUDOS (AE) e AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS - verificar Artigos 43 e 44
do Regimento Comum
5 - HORÁRIO de AULA
- Curso Técnico em Administração
Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino
Médio
Entrada: 7h / Almoço
das 12h20 às 13h20 / Saída: 15he40min (máximo)
(Estes cursos possuem horários
diferenciados)
- Cursos Técnicos Noturnos
Entrada: 19h / Saída: 23h.
Observações:
O aluno poderá entrar na sala até 5 minutos de atraso; após 5 minutos o aluno poderá entrar, porém ficará com falta na aula (ETIM) ou 1º metade do bloco.
- Cursos Técnicos Noturnos
Entrada: 19h / Saída: 23h.
Fique atento!
• Para
entradas e saídas antecipadas, o aluno deverá se identificar na secretaria
(ETIM ) e vigilantes (Técnicos noturnos) e procederá a assinatura de livro para
registro.
• O
aluno menor só poderá sair antecipadamente na presença do responsável por ele
ou alguém anteriormente indicado com anuência por escrito do responsável.
• Após
o intervalo, os alunos deverão retornar à sala de aula antes ou juntamente com
o professor, nunca depois dele.
• Os
alunos que dependem de condução coletiva, ou os que comprovarem problemas de
horário por causa de trabalho, terão autorização especial, que deverá ser
requerida na Secretaria e constar no NSA, podendo desta forma sair mais cedo.
6 - ZELO PELO
PATRIMÔNIO
Respeite e preserve o patrimônio da escola. Em caso de dano, as
responsabilidades serão apuradas e os responsáveis, conforme indicado, deverão
reparar os prejuízos e responder pelo ocorrido. Todo
docente e/ou funcionário que presenciar ato de vandalismo procederá com o
preenchimento de ficha de ocorrência que será encaminhada imediatamente ao seu
superior.
Desligue
ventiladores e apague as luzes das salas e laboratórios ao sair para o
intervalo e no final das aulas.
7 - HIGIENE
Mantenha a higiene e limpeza em todas as dependências da escola. Nas salas de aula: jogue embalagens e papéis no lixo; mantenha as carteiras limpas e no lugar; não bata o apagador nas paredes; não grude chicletes nas carteiras, nem no piso. Nos banheiros: jogue os papéis e os absorventes no lixo e não no vaso; dê descarga após o uso do vaso sanitário; não desperdice água, papel ou sabonete.
8 - TRANSPORTE ESCOLAR
A Etec não possui
transporte escolar e não mantem convênio com empresas que prestam este serviço,
porém existe a parceria com a Prefeitura Municipal que fornece transporte
coletivo e passes escolares mediante documentação e identificação exigidas.
9 - UNIFORME
Sendo forma de socialização e
segurança, a Unidade sugere e orienta o uso diário da camiseta de
uniforme para todos os cursos. Bermudas são autorizadas com o cumprimento na
altura dos joelhos. Deve-se ainda, apresentar-se decentemente trajado. As camisetas
de formatura deverão ser encaminhadas à Coordenação para aprovação.
10 – MUDANÇA DE SALA E TRANSFERÊNCIA DE PERÍODOS:
• Critérios estabelecidos
para mudança de alunos (troca ou permuta entre salas):
a) Se houver
disponibilidade de vaga como troca ou permuta;
b) Necessidade de
adequação de horários de transporte, para o caso de moradia em outra cidade;
c) Casos de assédio
moral, intelectual ou verbal, comprovados por testemunhas e analisado pelo
Conselho de Escola.
• Critérios de transferência
entre períodos, com apresentação de documento legal que comprove os seguintes
motivos:
a) Motivo de trabalho;
b) Motivo de saúde;
c) Maior idade;
d) Número de filhos.
11 –
EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS
A emissão de
documentos referentes à vida escolar deverá ser solicitada na Secretaria
Acadêmica, observando-se o prazo devido para cada documento.
12 – NORMAS
IMPORTANTES:
• O uso do celular NÃO é permitido.
Caso haja necessidade de receber ligação, fazê-lo através do telefone da
Escola. Lei Estadual Nº 12730, de 11/07/2007;
• Não é permitido
uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula. (mp3, mp4, rádio celular, etc.)
• Não é permitido
comer ou beber nos laboratórios, mesmo durante o intervalo.
• Não é permitida a
prática de jogos (baralho) ou similares dentro das salas de aula e nas
dependências da escola.
• Os alunos devem
permanecer dentro das salas de aula nas trocas dos professores. Não será
permitido aos alunos, sair durante as aulas para dar recados, à secretaria sem
autorização do professor.
• Respeitar a
autoridade do professor, colegas e servidores da escola. Desrespeito ao
funcionário público no exercício de sua função é crime pelo código penal
brasileiro (Professores e todos os demais funcionários da escola estão
incluídos nesta categoria).
• Faltas sucessivas
sem justificativas ou com justificativas banais serão comunicadas aos pais e se
persistirem, ao conselho tutelar. No caso do aluno perder avaliação, comparecer
à secretaria acadêmica para orientações.
• É terminantemente
proibido fumar na escola, Lei Estadual Nº 11540, de 12/11/2003.
• Após o intervalo das aulas o aluno deverá estar na sala de aula, quando o professor entrar.
• A escola não se
responsabiliza por objetos pessoais perdidos ou danificados dentro da escola.
• Nenhum docente
está autorizado a permitir que o aluno saia da sala de aula antes do término da
aula, a não ser em casos excepcionais e com a anuência do professor coordenador
ou da Direção.
13 –
BIBLIOTECA:
Ø O uso deste espaço
está vinculado à prática educativa, não sendo permitido ao aluno permanecer em
seu interior durante o horário das aulas, exceto pela elaboração de trabalhos
supervisionados pelo professor.
Ø O empréstimo de
livros segue as normas internas da biblioteca.
Ø O uso da internet
por meio dos computadores da biblioteca está restrito às práticas educativas.
Ø Na permanência do
discente neste recinto, o mesmo deve manter silêncio, organização e cuidado com
o manuseio dos livros para não danificá-los.
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